Imagem capa - A importância de contratar um fotógrafo criativo por Lucas Lermen Fotografia
Para Noivas

A importância de contratar um fotógrafo criativo

Esqueça tudo o que você ouviu sobre criatividade. O post de hoje é sobre problemas [e como resolvê-los].


Sendo assim, a criatividade nada mais é que uma ferramenta para resolver todo o tipo de problemas.


Como assim?


O que faz o ser humano ter ideias para inovar, criar e evoluir?


Meu trabalho pode ser chamado de fotografar, mas também resolvo problemas de pessoas que não sabem posar em frente à uma câmera ou que nunca quiseram ser modelos por um dia e ainda daqueles que juravam de pé junto que o álbum de fotos não era tão importante assim.


Sim, todos esses problemas são resolvidos por uma pessoa como eu: fotógrafo!


Meu lado artista é um gatilho para a criatividade, mas onde eu uso é o que faz a diferença no trabalho que uma noiva recebe de mim, no fim das contas. Alguém já disse que:


“Pessoas compram pessoas. Não o serviço ou o produto que essas pessoas estão tentando vender”.


E isso é muito verdade. As pessoas me procuraram por ser o Lucas e fazer coisas que só o Lucas faz. E muitas das soluções que eu crio para meus clientes vêm dessa essência que eu tenho como ser humano.


A criatividade que flui nos ensaios, nas fotos, na pós-produção e na entrega do álbum finalizado são fruto de muitas informações que eu consumo todos os dias, das escolhas que eu faço tanto para o estúdio como para minha vida pessoal (e isso se mistura bastante).


Você já superou a dúvida do “caso ou compro uma bicicleta”, agora pode ser que esteja se perguntando sobre a escolha do profissional que vai eternizar um dos dias mais importantes da sua vida.


Um dos critérios que você deve levar em conta para essa tarefa é o estilo do casal e do fotógrafo. Precisa combinar ou como dizem por aí: “casar” uma coisa com a outra. A maioria dos casais hoje opta por um linguagem mais espontânea e criativa nas fotos do seu casamento.


Mas como você descobre se um fotógrafo é criativo ou não? Como você avalia se o resultado que ele vai oferecer pode brilhar os seus olhos e trazer toda a emoção à tona daquele dia incrível que foi seu casamento?


Então vamos aos fatos que ajudam noivos dos quatro cantos do planeta a entenderem um pouco como funciona esse fantástico mundo dos fotógrafos e por que você deveria contratar um fotógrafo criativo:


1. Liberdade:


Um fotógrafo criativo tem o espírito livre. Ele sabe usar isso como um trunfo quando conversa com seus clientes e define os rumos do projeto, seja um ensaio fotográfico pré-wedding ou a cerimônia de casamento toda.

Claro que o momento em que ele vai mais usar sua liberdade é na hora de fotografar, mas o fotógrafo criativo sabe como pode resolver problemas que surgirem durante o processo entre as primeiras conversas e a entrega do que foi contratado.

Uma vez que ele decidiu ser livre, não volta atrás. A imaginação dele vai criar caminhos para novas ideias, composição de fotografias e conseguir vislumbrar o resultado final.



2. Ideias originais:

Nada pior do que ser uma cópia não é mesmo?

A originalidade é o que mais valoriza a criação de um produto artístico nos dias de hoje. Quanto mais fora da caixa (queime a caixa se preciso) melhores os resultados. Uma ideia original é construída com muitos elementos e na fotografia ela aparece quando eu decido contar aquela história única, de um casal único, de um jeito... único!

As fotos mais incríveis que nos tiram o fôlego são aquelas que temos a “quase certeza” de não termos visto em nenhum outro lugar e isso só é possível quando o fotógrafo segue seus instintos e foge do script para trazer à realidade o que ele criou na sua mente.


3. Identidade fotográfica:

Um conceito de identidade pode ser entendido por aquilo que nos difere de todos os outros seres no mundo. E isso não é diferente na fotografia. Já viu uma foto em algum lugar e soube exatamente de quem era? Funciona como uma assinatura daquele fotógrafo em seus trabalhos.

O olhar do artista sobre o contexto faz com que a criação de suas imagens seja uma extensão de quem ele é e com isso surgem as fotografias memoráveis, que nos deixam boquiabertos. Assim como a identidade não pode ser reproduzida porque cada pessoa é esse universo infinito de histórias e vivências, as fotos também dificilmente podem ser copiadas quando o fotógrafo se preocupa em expressar sua identidade fotográfica contando a história dos noivos.


4. Regras:

O fotógrafo que conhece muitas técnicas fotográficas e as regras da fotografia tem uma vantagem sobre elas: poder quebrá-las.

Você só pode criar suas próprias regras depois de ter absorvido muito conhecimento específico sobre fotografia. Eu não posso simplesmente fazer uma foto com uma luz mais dura se eu não entender nada de composição e iluminação.

Eu só vou conseguir recriar o que pensei na minha mente do lado de fora da câmera quando eu domino funções vitais do “ser fotógrafo”. E quando digo dominar, é realmente a prática de anos fazendo isso de muitos jeitos possíveis, treinando e aprendendo diariamente


Você vai perceber no trabalho do fotógrafo os momentos em que ele foi mais simples e minimalista e os que ele foi irreverente e criativo. É nítido!

A melhor forma de garantir que o resultado supere as expectativas é ter feito o básico e depois aplicar a criatividade oferecendo um upgrade de ideias para as fotos.


5. O ciclo virtuvicioso:

O foco da criatividade deve ser recorrente. Alimentamos nosso espírito criativo diariamente para que no momento necessário possamos tirar da manga uma carta coringa que sirva para aquela situação específica.



Por isso que um profissional criativo está sempre oxigenando seus conhecimentos com eventos da fotografia e fora dela, conteúdo relevante para sua arte e a observação curiosa do ambiente onde vive, chamado planeta.

Se o fotógrafo tiver os olhos treinados para encontrar inspiração em todos os momentos do seu dia – a hora que acorda até a hora que vai dormir – o momento de fotografar vai ser criativamente espontâneo.


Como avaliar se o fotógrafo se encaixa com seu perfil?

Agora que você sabe como funciona o processo criativo para o fotógrafo, precisa saber como encontrar essas características nos serviços oferecidos pelo profissional.

Separei 03 itens que você precisa prestar atenção quando decidir que quer um fotógrafo criativo para chamar de seu!

1. Fotografia autoral

Você vai reconhecer quando se deparar com uma. A foto autoral expressa visualmente a veia artística do fotógrafo que a fez.

É algo muito único, porque você precisa usar suas referências pessoais na construção da foto. Analisando o ambiente e olhando além de qualquer coisa que fale de sua pessoa, mas fazendo com que a pessoa fotografada ou o objeto esteja em evidência.

Também tem algo a ver com o que você acredita. Se você imagina tirar ótimas fotos, isso pode acontecer na realidade. O pensamento livre tem o poder de alterar até as estruturas internas de um fotógrafo e fazer com que muitas coisas que outros acham difíceis sejam realizadas.


2. Empatia e identificação

Não adianta nada (ou muito pouco) saber que o fotógrafo tem trabalhos lindos e únicos se vocês não combinarem no estilo. Depois de conversar e definir que deseja um fotógrafo criativo, observe se ele entende suas necessidades e tem as ferramentas certas para transformar seus sonhos de fotos em um produto sólido, como um álbum.


3. Equilíbrio entre trabalho e capacitação

É importante saber se o fotógrafo que você está cogitando como escolha tem uma agenda de capacitação, participação em eventos e está envolvido no mercado fotográfico. Esses podem ser indicativos de que ele realmente é sério quanto à sua carreira e está buscando crescer continuamente.

Pode ser que você não saiba, mas os fotógrafos precisam aprender sobre fotografia, mas também sobre marketing, empreendedorismo, vendas e outros diversos assuntos.

Quanto mais capacitado, melhores condições de oferecer um serviço de qualidade para os noivos. E essa informação está diretamente relacionada com a quantidade de trabalho que ele tem. Se ele é bastante procurado com certeza precisa fazer uma gestão de tempo adequada para encaixar o que é prioridade.


A conversa é o meio mais simples de descobrir se o fotógrafo é criativo e como ele pode usar isso para tornar fotografias comuns em memórias fotográficas incríveis.



Espero que essas dicas sejam uma ajuda para você.

Se ainda ficou em dúvida sobre as escolha do fotógrafo para sua cerimônia de casamento ou ensaio fotográfico, leia nosso e-book: “Como contratar o fotógrafo ideal para você?”.

Um abraço!

Até a próxima.