Imagem capa - Convite de casamento: sua lista de convidados [sem brigas] por Lucas Lermen Fotografia

Convite de casamento: sua lista de convidados [sem brigas]

Duas famílias se transformando em uma. Isso só pode ser bom, mas como fazer pra que “todo mundo” caiba no seu casamento?


Não sei você, mas aqui na região que eu moro, as pessoas são um tanto tradicionais quando o assunto é família na festa de casamento. Quero ajudar você a manter a política da boa vizinhança.


O ponto de partida


Noivos, cerimonialistas, buffet e toda a galera da indústria de casamentos são unânimes em dizer que a primeira decisão que você precisa tomar quando pensa em se casar é sobre a quantidade de convidados e quem serão eles.


Isso define todo o resto – de verdade!


Lugar, fotografia (olha eu aqui), buffet e aquela longa lista de microtarefas até chegar no grande dia, dependem dessa preciosa informação: lista de convidados.


Quanto mais conheço noivos de todos os tipos, mais certeza eu tenho que no final – por mais que você tente – não pode agradar todo mundo. Mas, ninguém quer acumular desafetos apenas porque não convidou pro casamento, certo pessoal?


Até porque ainda vai ter “Natal”, “Aniversário da tia cotinha”, “o batizado do Pedro” e outros vários casamentos de primos, sobrinhos e tios. Afinal de contas, são seus parentes.


O assunto pode ser polêmico e está longe de se esgotar. E minha ideia não é de maneira alguma te dizer o que fazer ou não, mas acredita em mim, o tanto de pessoas que você conhece está diretamente relacionado à ginástica que você vai fazer para finalizar sua lista de convidados.


Porém, o casamento é um dia importante, especial e deve ser vivido com quem se gosta.


1. Mãos à obra (ou à lista, melhor dizendo)


Comece sem exclusões. Coloque numa lista geral o nome de todas as pessoas que por ventura vocês gostariam de convidar. TODAS MESMO! Clube do livro, futebol, empresa, família do noivo, família da noiva, parentes de perto (e os de longe também), turma do colégio, do inglês e da cervejada.


Isso vai tomar bastante tempo, mas é bem importante para vocês confrontarem expectativas e realidade. Normalmente os noivos pensam que conhecem poucas pessoas, mas nessa hora, surge gente de tudo quanto é lado.


Aqui a matemática é bem simples: “convidar essas 02 pessoas”, “essas 03 não podem faltar”, “meu amigo querido”, “a mãe do fulano”. Total: 1756 pessoas!


Bem simples.


*Facilita muito se separar por grupos. Por exemplo, amigos do noivo, família dos pais da noiva, e assim por diante. Ajuda a enxergar o todo e criar um grande quadro de pessoas.


2. Comparem as informações


Nessa hora, vocês olham para a lista e já têm uma ideia se o casamento será um mini wedding ou uma festa grande. Não são apenas as pessoas que determinam isso, mas um item muito importante no processo todo: o orçamento. Muitas vezes uma coisa não conecta com a outra.


Uma forma de finalizar essa etapa é fazendo a primeira varredura e deixar os convidados que estejam de acordo para ambos os noivos, já que tudo se trata sobre vocês dois.


Lembra daquela divisão dos grupos? Pode ser uma saída para os “não-convidados”, porque você pode usar como argumento, a explicação de que “ninguém do trabalho foi convidado”, por exemplo. Vou usar essa dica dos grupos mais abaixo também.


Blacklist


Apesar de ter crescido assistindo Ursinhos Carinhosos e ser fã do Mickey Mouse você vai ter sim, uma lista de pessoas que não vão ao seu casamento por afinidade (com você ou com o bendito orçamento) e isso vai ter uma série de implicações. Não se culpe tanto e tente realizar essa tarefa sem apegos, de verdade. Depois de decidir quem vai e quem fica, esperem o melhor, mas se preparem para o pior.


Quem gosta mesmo de vocês, vai entender e torcer pela felicidade do casal. Porém, contudo, entretanto, têm muitas pessoas que vão ficar #chateadas com o convite que não veio e as cobranças se tornarão recorrentes.


Se possível levem na esportiva e se acharem importante, expliquem os motivos que os levaram a decidir por isso.


Dica do amigo:


Pensando em vocês e no seu bem-estar separei algumas dicas adicionais quando estiver preparando a lista de convidados e testemunhas do dia mais feliz da sua vida:


Confirmação de reservas: depois de ter um trabalhão ordenando as pessoas, vocês precisam confirmar que elas estarão no casamento. Uma forma é fazendo um QR-code nos convites, assim elas mesmas poderão fazer o RSVP (o famoso “responda por favor”).


Pense na organização das mesas: Depois de definir as pessoas, crie um plano geral de onde elas serão posicionadas e quem pode interagir melhor na hora da cerimônia.


Sobre os convites: Faça os convites pensando que: a lista nunca fica exatamente do jeito que vocês planejaram. Gente desiste e outros são adicionados. Tenha essa margem de segurança.


Acho que já é um começo né?


Seguindo esses passos, a árdua tarefa da lista de convidados vai se tornar mais leve, pode acreditar!


Quer mais uma ajudinha?


Baixe a nossa planilha "Lista de casamento pronta".