Imagem capa - 6 casos de fotógrafos que perderam as fotos de seus clientes por Lucas Lermen Fotografia
Para Noivas

6 casos de fotógrafos que perderam as fotos de seus clientes

Pega um lenço e senta aqui do meu lado pra eu te contar uma história triste. 


Uma não. 6 histórias de arrancar lágrimas até mesmo dos corações mais insensíveis.

 

Vamos começar (e vou precisar que você use toda a sua imaginação, certo?). 

 
- Amor, amanhã é a primeira entrevista com o fotógrafo, você tem que ir. 

Vai você, eu confio no seu bom gosto. 

- Não... temos que fazer isso juntos e você vai comigo, pra me ajudar com as dúvidas. 

- Ok, ok. Você manda, só me diga quanto eu tenho que pagar. 

Preciso que você preste atenção também no contrato, que eu acho que são muitas cláusulas. 

 

Tudo ajustado. O contrato está perfeito, adoraram o fotógrafo e marcaram a data.  


Assim tem início o sonho de centenas de casais [todos os dias] ao dizerem o sim mais importante de suas vidas. 

 
Mas, o que dizer quando o sonho vira um pesadelo e em vez de ser um conto de fadas, se transforma num filme de terror da sua própria história de casamento?  

 

Apenas faça a seguinte equação: um dia único, de um momento único, com pessoas únicas. Você conseguiria reproduzir alguma das cenas da cerimônia? Ou remontar uma foto com os padrinhos pulando simultaneamente? Ou ainda registrar novamente a bisavó cheia de orgulho no casamento da bisneta. 

 

Caros amigos, a complexidade de fotografar um casamento (e fazer disso o melhor que puder) é exatamente o que ninguém vê e que passa muito rápido. São os instantes, os segundos, o sopro de tempo que faz com que o casamento exija do fotógrafo um olhar aguçado durante todo o processo de registrar a união daquelas duas pessoas que confiaram suas memórias ao profissional da fotografia ali presente. 

 

Então, se me perguntarem se eu acho que o assunto é sério. Sim, eu diria, com todas as letras. É uma das partes mais importantes de todo esse emaranhado de sentimentos, tarefas e etapas que é casar-se. 

 

Vamos testar sua resistência e ver até onde você resiste aquele cisco no seu olho... 

 

1. Pesadelo espanhol 

 

Imagine um casal que além de decidir casar em outra cidade (num clássico Destination Wedding) ainda inclui no pacote de fotos contratado, passeios por regiões turísticas da cidade escolhida. 


Essa é a história de Charles e Charlotte que são originalmente de Nova Iorque, mas por uma paixão inexplicável por Sevilha decidiram realizar seus votos nesse charmoso lugar da Espanha. 


Contrataram um fotógrafo para acompanhá-los na cerimônia e na visita a alguns lugares românticos da cidade. O fotógrafo aceitou e cobrou o valor de €1.100,00 pelo trabalho, marcado para julho de 2012. Ainda estavam incluídos no serviço a entrega do álbum digital e dois mini-álbuns impressos com os registros dos noivos. 


Por fatalidade, pouca sorte ou mal agouro, o fotógrafo perdeu as fotos do casal, sem uma explicação clara e evidente. 


Resultado? 


O casal entrou com um processo contra o fotógrafo e ganhou (ah, jura?!). 


Sim, e o profissional teve que pagar aos noivos aproximadamente €8.000,00, como ressarcimento do prejuízo de terem as fotos de um dia único comprometidas pela imperícia e negligência do fotógrafo.  


O valor recebido foi para cobrir as despesas da viagem de Nova Iorque até a Espanha, um novo ensaio em Sevilha, o aluguel das roupas e serviços, passando pelos pontos turísticos novamente e fazendo todo o processo como em julho de 2012. Só que dessa vez o fotógrafo seria outro, obviamente. 


Acredito que o fotógrafo não pode até hoje olhar para um HD externo sem tremer por dentro.  


 

2. Mentira tem perna curta (ou quase isso) 

 

Eu imagino que deve ser desesperador saber que perdeu as fotos de clientes, mas a mentira nunca deveria ser uma opção dos fotógrafos diante de seus clientes. Por pior que seja a situação, é preciso coragem para enfrentar os fatos com a verdade e principalmente com as consequências. E no final ainda aprender uma lição valiosa para a carreira. 


A história a seguir gera um misto de indignação e pena. 


A data do casamento foi 22 de julho. E depois de pagaram à fotógrafa £575 para tirar fotos do “Dia de noiva”, da cerimônia e dos votos, era só aguarda pelos registros.  


Durante as negociações o casal deu instruções claras à fotógrafa sobre fotos que gostariam que ela fizesse. E assim foi. No dia combinado, estava lá a fotógrafa e duas assistentes, muito amáveis. 


Segundo o relato da noiva, não houve manifestação da contratada até o dia 15 de agosto, quase um mês depois da festa. Como todos os casais, que esperam ansiosamente por suas fotos, entraram em contato com a fotógrafa, que garantiu que tudo estava bem e que em duas semanas o trabalho seria entregue. 


Mas, foi somente no dia 17 de setembro que a fotógrafa entrou em contato com o casal pelo Facebook para informar que as fotos poderiam ser vistas online. E como um detalhe sem importância, mencionou que os cartões de memória haviam se corrompido.  


Resumo da história.  


Apenas as fotos do “dia de noiva” foram preservadas.  


Todas as outras se perderam.  


Num esforço desesperado, a noiva solicitou o cartão de memória e entregou a um primo que entendia o bastante de tecnologia para afirmar que nunca houveram arquivos corrompidos naquele cartão de memória e que provavelmente o que tinha acontecido era que fotos novas foram gravadas por cima das anteriores. 


Apesar do horror da situação, a fotógrafa não pareceu se importar, sendo que não manifestou nenhum pedido de desculpas, pelo contrário, ainda rebaixou-se em oferecer um reembolso para o casal no valor de £150 parcelado, alegando que a culpa não era dela. Acredito que depois de se dar conta do absurdo (mas não o suficiente) ela aumentou a oferta para £250 


 

3. Roubo de dentro do carro 


Uma fotógrafa de Vancouver estava com a agenda da semana cheia: dois casamentos para registrar. 


Tudo em ordem. Fotos feitas. Trabalho finalizado. 


Ops, parece que não.  


Entre as duas cerimônias e o tempo que levaria para fazer o backup, o carro da fotógrafa foi quebrado e os ladrões levaram o que estava dentro. Nada menos que seu laptop com mais de duas mil fotos dos casamentos. 


Uma situação dessas já seria difícil o bastante, mas DUAS... é uma tragédia completa.  


Em um período de apenas 03 horas de descuido aconteceu o furto.  


Segundo o relato a um jornal local, às 19:30 ela foi até o carro para pegar um par extra de lentes e às 22:30 quando voltou, a janela do carro estava completamente quebrada e suas coisas roubadas. 


Depois de registrar o ocorrido às autoridades e comunicar os noivos, a fotógrafa ainda usou alguns recursos para oferecer uma recompensa em dinheiro para quem soubesse a localização dos arquivos. 


Um dos casais – Caitlin Henderson and Jim Beland – prejudicado pelo episódio, falou que estava muito triste por perder as memórias de um dia tão especial, mas que não iriam processar a fotógrafa, já que a culpa não era dela. Também compartilharam sua história nas redes sociais com a esperança de comoverem os ladrões a devolverem as fotos.  


 

4. O fotógrafo acidentalmente deletou as fotos do casamento 


O que eu mais temia como noiva, se tornou real”. 


O desafio da maioria das noivas é encaixar suas ideias de casamento com o bendito orçamento. 


Ao alcançar esse objetivo, Caroline poderia se dar por satisfeita. E apesar de sonhar alto acabou por se contentar em uma cerimônia mais modesta, com um orçamento enxuto e a contratação de um fotógrafo amador para o registro do seu casamento. 


“Fotos são apenas fotos, afinal”. Nunca uma sentença foi tão desgraçadamente real. 


Durante o processo de preparação do casamento, os pais de Caroline sugerem: “Wally é uma boa opção”. 


Problema 1: Wally não era fotógrafo profissional, apenas tirava fotos de casamento no tempo livre, como amador.   


Problema 2: Os pais estavam de Caroline pagando essa parte dos serviços e ela não queria contrariá-los.  


Só que isso custou alto. Para a noiva principalmente. Levando embora todas as suas expectativas de ter o “dia de noiva” registrado. 


Enquanto fazia todos os esforços para ser capturada da melhor maneira pelas lentes fotográficas de Wally, Caroline antecipava em sua imaginação como seria o álbum de fotos quando finalmente recebesse o trabalho finalizado. 


Depois da cerimônia eles esperaram o que mais parecia uma eternidade pelas fotos do casamento e finalmente perguntaram ao fotógrafo como estava o processo. A reposta veio com um vídeo esquisito do casal dançando uma das músicas durante a festa e uma bomba em forma de texto: 


Caroline e família, de forma resumida, eu não tenho os registros oficiais pelos quais nós trabalhamos”.  


Aparentemente, ele não encontrou um dos dois cartões de memória do evento. E justamente o que era mais importante: o da noiva. 


Depois de perguntar, se Wally tinha procurado em todos os lugares, e ele garantir que sim, Caroline perdeu as esperanças e se deu conta de que as imagens da família ou da descida dela pelo corredor nunca seriam vistas novamente. Ela previu que teria que abrir mão de um champanhe e outros detalhes da festa, mas nem de longe imaginou que teria que conviver com a falta das fotos do seu casamento. 


Wally ofereceu reembolso, um novo ensaio para os noivos trajados para casar de mentirinha em frente às suas lentes e fotos espontâneas em um álbum. E por fim a noiva decidiu por não processá-lo. Caroline e o noivo ficaram com pena dele por sentir durante o processo que ele estava sofrendo tanto quanto eles mesmos. 

 

 

5. O que fazer quando o fotógrafo perde suas fotos de casamento? 

 

A ansiedade de receber uma ligação do fotógrafo do seu casamento tem a ver com expectativa pelas fotos e não pânico por descobrir uma tragédia. Mas, essa é uma história real, com fatos e pessoas reais. 


A recepcionista Brenda Kasirye Odongo ficou muda ao ouvir do seu fotógrafo, por telefone que as fotos da sua cerimônia haviam sido roubadas. 


Aparentemente, no dia seguinte ao casamento dela, o fotógrafo esteve trabalhando em outro evento e colocou a bolsa da câmera fotográfica debaixo de uma mesa. Alguns minutos depois quando foi busca-la, alguém tinha roubado a mala com os cartões de memória e HD externos que estavam dentro. 


O fotógrafo ofereceu um reembolso e sugeriu uma nova sessão fotográfica com eles vestidos de noivos. Mas isso não foi suficiente para aplacar a ira de Brenda. “Não tenho uma foto sequer do meu casamento... as fotos que temos foram tiradas pelos convidados pelos celulares”.  


 

6. Agulha no palheiro 


Manchete: “Fotógrafa vai fazer uma caminhada, perde o SD Card contendo as fotos do casamento e faz apelo para encontra-lo. 

 

É aquela velha história: a fotógrafa registra o casamento, sai para uma caminhada nas montanhas no dia seguinte e perde o case do SD card. Um apelo comovente para recuperar o case é registrado nas redes sociais, depois de deixar um casal sem as fotos do seu grande dia. 


A fotógrafa Lenzi Holmes foi designada com a responsabilidade de fotografar o casamento da sua melhor amiga em Bethoud, Colorado, em junho de 2019. Ela guardou os SD cards do casamento em uma bolsa específica para esse fim. No dia seguinte, Holmes passeou pelas montanhas, parou em vários lugares, incluindo o mercado Target, McDonalds e alguns parques locais. 


Ao chegar no Aeroporto Internacional de Denver para pegar seu voo de volta ao Texas, ela se deu conta de que o case estava faltando. Holmes anunciou no seu Facebook e na mídia local sobre o desaparecimento das imagens. E num post adicional ainda criticou o Hotel Hilton (onde se hospedou) alegando que eles não foram muito “solícitos” em deixarem ela procurar o material no quarto em que estava. 


A noiva Kacie não guardou nenhum ressentimento, pelo contrário, afirmou aos jornais que uma a amiga e que apesar do ocorrido ela quis que Holmes estivesse lá como fotógrafa. A fotógrafa ofereceu mil e quinhentos dólares para quem ajudar a recuperar as imagens. 

 

Mas Lucas, por que você está me contando essas coisas? 


Porque além de seu amigo, eu sou profissional e quero te mostrar o que você pode fazer para evitar que isso aconteça com suas fotos de casamento. 


Primeiro de tudo, quero levantar um ponto ético aqui. Cada fotógrafo tem uma forma e um estilo de trabalhar. E acho que não estou em posição de apontar erros ou acertos dos outros, mas eu observo sim o mercado fotográfico e sempre procuro estabelecer meus princípios e valores de acordo com os mais altos padrões. 


Justamente para evitar ao máximo ser uma má lembrança na vida de um casal. Ou pior que isso, estar em uma posição de não poder reverter o leite derramado. 


E em outro post eu já falei sobre isso, como fazemos o nosso fluxo de trabalho aqui no estúdio e principalmente como lidamos com os arquivos das fotos dos eventos. Acredito que é interessante saber o máximo que puder sobre cada detalhe do processo todo, que vai do dia da pesquisa antes de contratar o fotógrafo até a entrega do álbum de fotos. 


Além do material que você pode consultar, quero deixar aqui 3 dicas sobre o assunto: 

 

1. Entenda o que o fotógrafo oferece no pacote 


Se você contratar o pacote completo, aqui no estúdio incluímos o ensaio pré wedding, toda a cobertura do evento, desde a preparação dos noivos até a festa e os incríveis álbuns impressos para materializar essa história linda, com diversas opções de tamanhos e acabamentos. 


O ideal é ajustarmos isso antes de fechar, mas a qualquer momento você pode conversar com a gente quando tiver dúvida sobre algum assunto. Eu quero (e preciso) que você tenha confiança em mim e vou construir isso fornecendo a maior quantidade de informações que eu puder sobre o meu trabalho enquanto fotógrafo.   


Você também tem a opção de garantir a data e a cobertura do evento sem os álbuns e pensar nisso depois que passou todo o tumulto (e os custos acumulados da festa, rs). O importante é que a gente consiga fazer o sonho de vocês se tornar real, depois que fechamos a data, todos os outros detalhes serão mais tranquilos de organizar.  

 

2. Entenda os processos que fazem parte do serviço de backup 


Quando você fotografa, a foto se torna um arquivo e é desse arquivo que você precisa ter o backup. O trabalho do fotógrafo é garantir que entre o processo de fotografar o evento e entregar as fotos, nenhum desses arquivos se perca. Por isso é preciso um método (que cada profissional tem o seu) para fazer com que além dos originais, as fotos estejam disponíveis em cópias, mas em lugares diferentes.  

 

3. Entenda sobre a guarda dos documentos 


Já pensou em quanto tempo os arquivos contábeis de uma empresa precisam ser guardados para fins de fiscalização? E você também já pensou que o equivalente à documentação de uma empresa, no caso do fotógrafo, são os arquivos das fotos?  A maioria das pessoas não pensa nisso até ser necessário. Por isso é importante saber se além de entregar suas fotos no prazo combinado, o fotógrafo tem capacidade de armazenamento. E não estou falando de cartões de memória ou HD externo, estamos falando de nível profissional de segurança. Isso deve estar sinalizado no contrato de alguma forma. Nos contratos aqui do estúdio essa cláusula tem um peso muito importante. 

 

Aos noivos: Lembre-se que fotografias são eternizadas e não tem como voltar no tempo.