Imagem capa - Não gostei das minhas fotos e agora? por Lucas Lermen Fotografia
Para Noivas

Não gostei das minhas fotos e agora?

O post de hoje é um tributo às noivas que sofreram decepções ao receber suas fotos de casamento (e o que você pode fazer para evitar essa situação perturbadora na sua história de amor).


Só de imaginar na trabalheira que dá montar uma cerimônia, algumas noivas já pensam duas vezes na hora de organizar o casamento por si mesmas. E hoje em dia, com a infinidade de serviços disponíveis na indústria de festas de casamentos que contemplam todo esse universo, é possível delegar diversas tarefas e aliviar o “fardo” das atribuições matrimoniais.


Em uma dessas funções se encontra o ser fotógrafo – eu mesmo – para registrar aqueles instantes antes, durante e depois do casamento. Tudo vai ser eternizado através das lentes dessa pessoa, e vocês terão um vínculo por muitos anos a cada vez que alguém olhar aquelas fotos no seu álbum imponente guardado na estante da sua sala. Então, sem puxar brasa para o meu assado, ouso dizer que essa é uma das tarefas que mais exige pesquisa prévia, paciência e envolvimento dos noivos.


Quando definem a data do casamento, é interessante sentar e conversar sobre as opções que mais combinam com seu perfil de casal, a festa e o ambiente com o objetivo claro de estabelecer os norteadores para as próximas fases. Mas, vamos voltar duas casas... quero contar uma outra coisa.


O meio fotográfico é composto por pessoas que encontraram na fotografia uma forma de expressar sentimentos e por fim sua arte. Por isso cada ensaio, evento ou festa de casamento é – em suma – uma expressão artística e, como tal, única.


Dito isso, a etapa de escolher um fotógrafo para o seu casamento, vai exigir de você, querida noiva, uma série de informações e análises dos profissionais existentes no mercado fotográfico e com base nisso uma análise criteriosa sobre o trabalho, história e estilo desse profissional.


Quando terminar essa fase, pode definir suas preferências pelo estilo de foto que mais agrada e assim seguir nessa jornada ao encontro do seu fotógrafo amado. <3


E eu quero contar uma história que ganhou os jornais da Inglaterra em 2016.


Um casal contratou os serviços do fotógrafo David Kilcourse para sua cerimônia de casamento. No dia, o mau tempo não impediu os noivos de aproveitarem momentos felizes com seus convidados, registrados pelas lentes de Kilcourse.


Quando entregou o material: desapontamento.


De 1.616 fotos que ele tirou, 559 estavam desfocadas, 96 eram das madrinhas em poses comprometedoras ou decotes, 70 fotos da noiva e apenas 11 do noivo. Nenhuma foto dos pais do casal.


A noiva extremamente frustrada, entrou com uma ação contra o fotógrafo: “quero garantir que ele não faça isso com mais ninguém”. O casal ganhou a ação pelo simples fato de o fotógrafo nem aparecer na corte. Ele foi sentenciado a pagar reembolso para os noivos e a produção do álbum e outros produtos fotográficos.


Essa foi uma história apenas, mas eu conheço centenas de outras com o mesmo final:


“não saiu do jeito que eu imaginava”,


ou ainda pior


“eu odiei as fotos entregues”.


E não tem como voltar atrás ou mudar essa escolha quando o fotógrafo tiver terminado a edição das fotos e ligar para marcar a entrega do álbum (mesmo que caibam ainda alguns recursos previstos em contrato, por exemplo).


“Não se pode chorar sobre o leite derramado”.


Para que esse não seja o seu relato futuramente, preparei algumas dicas para noivas de todos cantos do mundo que estão no processo de escolha do fotógrafo e querem evitar (ou ao menos diminuir) a possibilidade de errar nesse tópico.


Leia meu ebook “como escolher o fotógrafo certo pra você”.


Já falei antes sobre o que eu acredito que seja importante quando pensar naquele que vai estar de frente com você no dia do seu casamento (e não estou falando do seu amado e precioso noivo).


A melhor forma de se prevenir de uma tragédia fotográfica é sempre o maravilhoso checklist! Aquela ajuda que nenhuma noiva raiz dispensa e preserva a saúde mental e emocional do noivo.


Estabeleça critérios para cada tópico e tanto quanto for possível não abra mão deles. Porque uma coisa é fato, o buffet, a decoração, os convidados e tudo o mais que acontecer nesse dia é seu, e vai ser uma memória linda ou uma história triste para contar, conforme as atitudes que você tiver até chegar no SEU GRANDE DIA.


Para guardar direitinho na cabeça e não esquecer, anote o que você NÃO DEVE FAZER ao escolher seu fotógrafo e ficar feliz ao receber as fotos entregues:


1. Não fique com dúvida: A falta de informações nesse momento pode atrapalhar o entendimento de como o fotógrafo que você está pensando em escolher pode tornar real o sonho que está dentro do seu imaginário. Além do mais você pode deixar passar detalhes importantes se pensar que não deve perguntar alguma coisa. O trabalho do fotógrafo nesse momento é tornar CLARO quem ele é, como trabalha e o que pode fazer para ajudá-la no dia mais importante da sua vida. Então, assim como uma criança de 2 anos: pergunte!


2. Não peça por cópias: A fotografia é um processo artístico que exige criatividade, espontaneidade e liberdade. É natural que ao olhar fotos de outros casamentos você se identifique e fique realmente encantada, mas devo dizer que nada é mais sofrido para um fotógrafo do que ser incumbido de fazer uma reprodução fotográfica, mesmo que seja do seu próprio trabalho. As fotografias quando são feitas, dificilmente podem ser colocadas numa linha de produção. Se o fotógrafo não se sentir à vontade para colocar a personalidade dele nas suas fotos, há grandes chances de que o resultado seja abaixo da expectativa, porque a insegurança atrapalha o processo criativo. Outro ponto é que você deve contratar aquele profissional justamente porque conseguiu imaginar o trabalho dele sendo realizado no seu casamento, nessa simbiose de fotógrafo e noivos.


Aqui o ponto é a composição das fotos, como serão criadas, porque a questão técnica é uma obrigação do fotógrafo e você nem deveria precisar mencionar isso, mas se for o caso, é bom saber o quanto de conhecimento teórico e prático ele tem na bagagem e como ele usa isso com uma câmera fotográfica na mão. Mesmo que você não entenda de flash, obturador e fotometria, não é difícil perceber se as imagens feitas por ele causam bons ou maus sentimentos quando você olha.


3. Não tenha somente um orçamento: O mundo tem 7 bilhões de habitantes e com essa quantidade de gente povoando a terra, não é difícil encontrar muitas boas opções com diversas propostas de profissionais que podem registrar seu casamento. Claro que para não perder 6.936 horas em busca da terra prometida, você pode filtrar a pesquisa por país, pela sua região, por indicações de amigas ou qualquer outro critério. O importante é saber que existe alguém que vai compreender sua paixão por adegas, ou achar incrível você querer fotos com os pets e ainda caber no seu orçamento. Algum fotógrafo vai se encaixar nesse tipo de noiva que você é (acredite em mim). Por isso pesquise, cote, avalie e se preciso faça contrapropostas. Eu garanto que vai valer a pena.


4. Não escolha por impulso: Se para você (como para a maioria) o dia do casamento é extremamente valioso e merece uma atenção especial para as fotos, você não deve tomar nenhuma decisão por impulso. O ideal é colocar os prós e contras de cada profissional na ponta do lápis e avaliar o que isso impacta no resultado que você espera. Durante esse momento de colocar a cabeça pra pensar, é sempre bom ter ajuda de outras pessoas que podem ter uma visão diferente do todo e perceber coisas que você não se deu conta. Deixe que essas pessoas ou até mesmo sua consciência diga STOP para você. Não tenha pressa se não tiver certeza.


A sabedoria é a mãe das boas escolhas.


5. Não acredite em tudo o que dizem: Todos nós usamos um pouco de Marketing quando falamos de nós mesmos, é um traço do ser humano. E com a classe dos fotógrafos não poderia ser de outra forma. Muitas vezes você vai ouvir maravilhas sobre o profissional e o quanto ele é estupendo (YES), mas há muitas maneiras fáceis de comprovar o que ele diz. A internet é uma ferramenta poderosa quando o assunto é “encontrar informação sobre alguém”. Com dois cliques você consegue acessar uma quantidade suficiente de dados sobre o fotógrafo que está na sua lista de espera e descobrir se ele é tão fantástico quanto diz. A melhor propaganda são os outros falando de você e não um “merchan” egocêntrico. Vale comentar que as “más notícias” também devem ser recebidas com cautela, afinal o profissional é uma pessoa como as outras que está sujeito a falhas, contratempos e toda a imprevisibilidade da vida, como ela é. Então se achar dois relatos sobre como ele “arruinou o casamento de uma noiva”, mas no mesmo fórum, um pouquinho mais abaixo encontrar quatro noivas que “só têm a agradecer por ele ser inacreditavelmente bom”, saiba pesar e avaliar os dois lados da moeda, separando as fatalidades da negligência, por exemplo.


6. Não vá com a maré: Seguindo o ponto anterior, se você procurar personalização nas suas fotos, pode ser que a opinião de todos não seja a melhor recomendação no seu “guia do mochileiro das galáxias de como escolher meu fotógrafo”. O que funcionou perfeitamente com a Marcinha filha da sua vizinha, pode não estar nem de longe perto do que você imaginou na sua vez de casar. Ou o álbum conceitual da Ana Clara com fotos posadas pode ser a coisa mais incrível na percepção dela, mas você teve que disfarçar a cara de estranhamento quando viu o que parecia ser uma foto sem graça. Apesar das diferenciações, alguns itens são facilmente incluídos na lista geral de “o que não pode faltar no meu fotógrafo”, procure por eles.


7. Não esqueça do checklist: O processo de escolha do seu fotógrafo do coração pode levar algum tempo. Então uma lista detalhada do que você tem em mente pode ajudar quando seus pensamentos estiverem cheios de outras ocupações e você não lembrar mais qual era o pacote básico que ele ofereceu ou a quantidade de horas extras que a opção mais em conta contempla. Sem falar na praticidade de apresentar exatamente o que estava dentro da sua mente: ideias incríveis. Quanto melhor você comunicar o que espera do fotógrafo em cada etapa, maior a garantia de suprir suas expectativas.


Um dos pontos do checklist certamente deveria ser o contrato. Aqui no estúdio eu tenho uma cláusula especial para as questões de entrega do trabalho e eu percebo que isso traz segurança para os noivos que fecham comigo. Eles sabem exatamente o que esperar de mim como profissional e eu sei o que posso [ou não] oferecer para eles. Com as expectativas alinhadas o processo se torna mais fluído.


Vai casar? Em qual dessas etapas você está?


Já ouviu alguma história sobre noivos que não gostaram de suas fotos?


Se ainda não escolheu seu fotógrafo, podemos conversar =)


Há um universo de possibilidades esperando por você.