Imagem capa - 05 dicas sobre casamentos ao ar livre por Lucas Lermen Fotografia
Para Noivas

05 dicas sobre casamentos ao ar livre

Quer fazer uma cerimônia externa? 5 dicas para evitar problemas


Decidiu casar ao ar livre?! Saiba o que fazer (ou não) para evitar desagradáveis surpresas.


Não sei bem ao certo se foram os filmes de Hollywood ou se foram os contos de fadas contados na infância, mas todos nós temos uma ideia um TANTO quanto romântica ao falarmos em casamento ao ar livre. Pergunte a qualquer um e comprove o que estou dizendo.


A maioria de nós imagina pássaros brancos voando em sincronismo enquanto uma brisa balança suavemente os cabelos das madrinhas em seus penteados ao som de folhas tímidas caindo de árvores. Sim, meus queridos, a cena perfeita para o enlace de um casal, que será registrada em muitas fotos de tirar o fôlego.


Ainda que existam hoje muitas tecnologias que nos surpreendam surgindo a cada dia, nada tem o poder tão grande de nos deixar boquiabertos como a natureza. O espetáculo de um pôr do sol, por exemplo, dificilmente pode ser substituído por qualquer outro acontecimento e servindo de testemunha do amor, mais incrível ainda.



Mas, posso te puxar um pouco pra minha realidade?


São muitos anos fotografando e participando dos mais variados tipos de cerimônias e não foi uma nem duas vezes que presenciei cerimonialistas praticando ginástica cerebral para ajustar imprevistos ou a equipe da organização fazendo contorcionismos na logística do evento para garantir o tão esperado “no fim deu tudo certo”. Se tem uma coisa que eu posso te afirmar é: expectativa é muito diferente do que acontece de verdade. Continue lendo esse texto e vou te contar o porquê.


Conheceu alguém muito bacana e quer passar o resto da vida do lado dessa pessoa? Independente de ser rápido ou demorado, uma das etapas que você vai viver é a escolha do tipo de evento que será o seu.  E isso vai além de vocês: noivos. Engloba um mini-universo de pessoas que direta ou indiretamente vão fazer com o grande dia que seja um sucesso ou um desastre.



Se você é um “romântico por natureza” e decidiu tê-la como testemunha da sua união se prepare para ser surpreendido com algumas etapas a mais até o dia do seu “felizes para sempre”. Para que no planejamento tudo dê [muito] certo, pensei em algumas dicas que podem ser os primeiros passos depois que você decidir fazer sua cerimônia externa:


1. Defina o orçamento


Essa é a parte mais importante de todo o planejamento! Você pode fazer de uma forma mais simples ao ar livre ou um Boho Chic, quem define isso é o valor total que você tem para investir no seu grande dia. Eu mesmo, já participei dos dois formatos.


A beleza está em encaixar isso na sua essência, em quem vocês – como casal – são no dia a dia. Porque no final das contas tem que ter é a cara dos noivos. Não é mesmo?


Encontre o equilíbrio entre a parte financeira e seus sonhos!



Uma boa ideia é criar uma planilha de gastos. Um planner financeiro pode ser facilmente encontrado na internet e ajuda muito na hora de calcular cada coisa em seu lugar.


Definir um orçamento te ajuda com a organização de cada etapa. Se você separar valores para cada parte da festa pode ter uma visão geral dos gastos e decidir direcionar recursos conforme a data for se aproximando ou entrar/sair algum valor que você não estava esperando.


Aqui quero falar, que se você fizer essa tarefa com antecedência, pode economizar uma grana com alguns serviços que oferecem desconto pela antecipação! Se negociar pagamentos à vista, pode contar com um descontinho da maioria dos profissionais também.


Pra finalizar essa parte, uma ideia: DIY – Do it yourself. O faça você mesmo está super em alta e existem infinitas possibilidades. Se precisar de uma ajudinha, assista alguns tutoriais de lembrancinhas, itens de decoração ou – para os mais habilidosos – os convites.


Como o lugar proporciona essa atmosfera mais despojada, você pode reaproveitar objetos que normalmente são usados para outro fim (como garrafas ou caixas de madeira) para embelezar o ambiente das suas bodas.


2. Escolha a data


Pode ser um pouco difícil encaixar todos os envolvidos na agenda do evento, mas esse é um ponto importante do seu casamento. A data deve ser pensada com a questão de temperaturas. Aqui no Rio Grande do Sul, por exemplo, nosso inverno tem temperaturas baixíssimas na maioria das cidades e o verão, por incrível que pareça pode surpreender com bastante calor.



Então, sejam guiados pelo bom senso. O bem-estar dos seus convidados (que farão questão de estar presentes) é tão importante quanto o bolo ou o DJ da festa.  Sem esquecer de vocês – noivos – que vão cumprimentar pessoas, tirar muitas fotos e aproveitar o seu dia.


Porque vocês têm direito né?


Épocas interessante para casar ao ar livre são Outono e Primavera. Geralmente as temperaturas são amenas e mesmo assim você pode contar com a participação da natureza em sua plenitude.


Depois de decidir o seu “quando” cuide com os detalhes. Quanto mais informações você coletar sobre o período do ano que quer casar, são grandes as chances de evitar imprevistos e ter um casório perfeito. Marés e épocas de chuva devem ser ponderadas na hora de escolher uma data.


Claro que estou falando de um cenário ideal, se não for possível adequar as datas, trabalhe seu planejamento com o que você tem.


3. Escolha o local


Na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê, o seu enlace pode ser em qualquer lugar que tenha conquistado seu coração. Chácaras, montanhas ou praias oferecem a beleza gratuita e impagável da natureza.



Apesar de ser um ponto positivo, é preciso checar o que normalmente acontece por lá. Praias, por exemplo, podem ter como variável as temporadas baixas ou altas e consequentemente maiores possibilidades de lotação nos serviços turísticos e consequentemente olhares curiosos. Além de ser necessário solicitar à Prefeitura legalmente o aval para agendar alguma coisa por lá.


Os aplicativos hoje em dia possuem muitas funcionalidades que podem evitar que uma “maré de azar” ou uma chuva fora de época atrapalhem seu casamento.


Uma questão muito importante! Verifique antecipadamente as estruturas de apoio. Onde os convidados vão esperar antes de vocês – noivos – chegarem? Você deve disponibilizar algum tipo de conforto aos presentes para garantir que todos estejam tão plenos quanto você ao entrar na cerimônia.


Nesse item, confira os serviços que são disponibilizados e os que você terá que contratar como seguranças, equipe de limpeza, garçons e afins. Avalie também como será a iluminação do local, no caso de realizar seus votos no fim do dia.


E aqui eu quero dizer, de todo meu coração, que luz natural é incrível! Eu adoro fazer fotos com iluminação não-artificial e casamentos ao ar livre são perfeitamente preparados pra isso. Vocês vão ficar lindos nas fotos pela manhã ou no pôr do sol.


Porém se for noite adentro, vai ser preciso muita iluminação, para garantir que todos possam ver os noivos e eu (como fotógrafo de casamento) faça meu trabalho da melhor forma possível! E posso inclusive ajudar no planejamento da cerimônia, da disposição do mobiliário e decoração. Tudo para garantir um registro único e inesquecível desse dia.


4. Escolha o cardápio


Tenha em mente alguns pré-requisitos com as comidas que combinam ou não com a temática natural. O menu deve ser definido de acordo com os horários e a época do ano. Alguns cardápios são muito específicos para determinados momentos.


No calor, ofereça comidas leves. Com temperaturas mais baixas é possível pensar em comidas mais encorpadas e cardápios mais completos. Vai casar de manhã? Pense em um cardápio de brunch ou almoço. Para cerimônias à tarde ou à noite cabe bem um coquetel com a ideia de finger-foods. São diversas as opções para todos os gostos e bolsos.


A parte das bebidas é outro item a ser incluído na sua lista. No verão ou calor, as pessoas costumam beber mais para hidratar. Se necessário, distribua água para os convidados antes.


Se a estrutura do local permitir, os convidados estarão em movimento antes e após a cerimônia. Pense nisso na hora de distribuir ilhas e aparadores de petiscos com canapés ou bruschettas. E não esqueça que, pode haver insetos intrusos, afinal você está na casa deles.


Uma forma de lidar com isso é preparar um local para que sejam servidas as comidas. Que conte especialmente com uma estrutura que cubra a alimentação do sol, vento e folhas; e que tenha uma base sólida onde sejam dispostos todos os pratos.


5. Tenha um plano B


Muitas vezes eu falo sobre contar com a ajuda dos deuses para que as coisas aconteçam perfeitamente. Misteriosamente eles podem se negar a cooperar e com isso quero dizer que pode chover no dia do SEU CASAMENTO!


Se isso acontecer, esteja preparado para encaminhar os convidados a um anexo.


É importante se precaver de imprevistos. Sabe o que é isso? Exatamente algo que não se pode prever.


“Poxa Lucas, que baita motivação pra uma noiva como eu”.



Prevenir evita que um detalhe (pequeno) se maximize e traga uma grande dor de cabeça no seu tão sonhado dia, por isso coloque tudo no papel.


Existem algumas coisas que você simplesmente não pode controlar, mas adicione tantas variáveis quanto seja possível ao seu planejamento e cruze os dedos. Depois de colocar muitos “e se” na lista, relaxe. E faça dessa jornada algo prazeroso para vocês noivos, que logo estarão trocando de status de relacionamento.


Um rápido checklist contra acasos:


- Ninguém está a salvo de um blackout, mas verifique com os organizadores sobre o uso de geradores auxiliares de energia.


- Alérgicos estão por toda a parte [e às vezes nem sabem disso]. Prepare antecipadamente um kit de primeiros socorros para todos os participantes do seu evento com itens variados e repelentes.


- A natureza será o convidado principal da sua cerimônia, e na maioria das vezes você vai mudar nada ou bem pouco dessa estrutura. Garanta a segurança de todos com uma sinalização adequada em todo o espaço para os caminhantes.


Acredito que seguindo essas dicas, você está a um passo de um casamento de sucesso!


Até a próxima.