Imagem capa - As perguntas que todas as noivas fazem ao Lucas Lermen por Lucas Lermen Fotografia
Para Noivas

As perguntas que todas as noivas fazem ao Lucas Lermen

Sempre teve vontade de saber o passo a passo no processo de um fotógrafo? Lucas Lermen responde todas as perguntas que podem surgir até o dia do seu casamento.


1. Vocês também fazem fotos posadas?


R: Claro. Inclusive acho bem importante. Acabo não divulgando tanto pois acredito que na grande maioria não são fotos que diferenciam o trabalho de um fotógrafo para o outro, mas valorizo demais esses registros/documentos do ritual do casamento. Temos plena consciência de que são fotos importantes para a família e usamos todas as nossas referências sobre retratos e a luz/composição ideais para estas fotos.


2. Quem decide a quantidade de fotos preto e branco e coloridas?


R: Para as fotos que são divulgadas no nosso portfólio, nós mesmos escolhemos quais imagens serão coloridas ou preto e branco, de acordo com a mensagem que buscamos comunicar nelas. Para o álbum dos noivos, escolhemos as fotos e criamos um projeto para aprovação deles sugerindo o que acreditamos que seja o melhor para cada imagem, lâmina do álbum e capítulo da história. Entretanto, esse projeto passa pela aprovação dos noivos que podem solicitar qualquer troca destas, sem problema algum.


3. Quantas pessoas terão na equipe no dia do evento?


R: Trabalhamos sempre em 3 pessoas. 2 fotógrafos e 1 assistente, com a possibilidade de um 3º fotógrafo opcional em caso de casamentos grandes, para mais de 400 convidados.


4. Qual é o prazo de entrega do trabalho?


R: Em até 45 dias após o evento apresentamos o projeto para aprovação do álbum ou entregamos os arquivos finalizados (caso não tem álbum no contrato). Obviamente, antes disso liberamos algumas prévias online para matar a curiosidade das noivas.


5. É o Lucas pessoalmente quem estará no meu casamento?


R: Sim. O Lucas está em todos os eventos que fecha, sendo 1 casamento por data. Para datas já ocupadas, temos a possibilidade de oferecer o trabalho da equipe. Neste caso, sugerimos isso para o cliente desde a primeira reunião para que ele possa decidir.


6. Em média, quantas imagens são entregues?


R: Embora sejam feitas em média 5 a 6 mil fotos em um casamento, entregamos em média 900 imagens, contendo todos os momentos sem ter fotos redundantes, como em alguns momentos onde fizemos 20 a 30 fotos até ter a imagem do momento ideal.


7. Posso decidir sobre o álbum após o evento?


R: Sim. Na nossa proposta, separamos o investimento relacionado ao trabalho e cobertura do evento, do investimento relacionado a produtos (álbuns, impressões etc.). Desta forma, acredito que fica mais claro para o cliente e ele pode contratar o trabalho, garantindo a data para o evento e decidir sobre os produtos em um momento futuro, sem problema algum.


8. Vocês atendem em todo o Brasil?


R: Sim, atendemos em todo o Brasil e no exterior também. Atualmente já temos um portfólio de trabalhos realizados em diversos estados do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Itália, França, Espanha, México, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália. E aguardando os próximos!


9. Quem escolhe as fotos para o álbum?


R:  Em um casamento, é feito em média 5000 fotos. Para facilitar o processo de escolha e otimizar o tempo de entrega do álbum, a nossa equipe mesmo escolhe as imagens e monta o projeto de um álbum que passa pela aprovação do cliente. Neste momento, o cliente tem total liberdade de incluir qualquer foto que tenha faltado ou solicitar qualquer alteração necessária. Optamos por fazer o processo inicial pois temos consciência de que nossas noivas têm uma rotina corrida e acabam não tendo tempo pra isso.


10. Quantas horas de cobertura inclui o trabalho?


R: Inicialmente o trabalho inclui 10/11 horas de cobertura, desde a preparação até a festa. A experiência de 15 anos me fez entender que essa é uma média boa tempo para contar uma história completa com início, meio e fim. E claro, existe a possibilidade de contratar horas extras também.


11. Quais são as formas de pagamento?


R: Independente das opções escolhidas, é cobrado um sinal de 30% do valor na assinatura do contrato para garantir a data do evento. O saldo pode ser pago em até 10x até a data do evento, com parcelamento em cartão, cheques, boleto ou depósito bancário.


12. É obrigatório o ensaio pré casamento?


R: De forma alguma. Aliás, sou totalmente contra “pacotes fechados” pois acredito que cada pessoa tem o direito de fazer o serviço e produtos que bem entender. 90% dos casais acabam optando por fazer o ensaio, mas ele é opcional na nossa proposta.


13. Quais são as opções de álbuns e acabamentos?


R: Trabalhamos com 3 tamanhos de álbum para o ensaio pré casamento e para cobertura do casamento, sendo eles: 30x30, 40x30 e 40x40, com diversas opções de acabamentos que vão desde: capa fotográfica, madeira, couro ecológico, acrílico, tecido, entre outros. Acreditamos que cada projeto é único, então sempre vamos sugerir algo que combine com a proposta do evento na apresentação do projeto.


14. Existe um roteiro para fotografar o casamento?


R: De forma alguma. Acredito fielmente que pessoas são diferentes, assim como casais são diferentes também. Desta forma, cada casamento se torna único e com necessidades especiais. É claro que tem algumas imagens que fazem parte do ritual do evento e na grande maioria das vezes acabam acontecendo (retratos com familiares, padrinhos, etc). Mas estamos focados e abertos para entender quais são as necessidades do SEU casamento.


15. Qual é a garantia de segurança das imagens?


R: Infelizmente, escuto quase todos os dias relatos de noivas apavoradas porque algum “profissional” perdeu as suas imagens. Desenvolvemos ao longo dos anos um processo extremamente seguro para evitar esse tipo de acontecimento. Sempre saímos do evento com 2 backups separados das imagens para o nosso retorno. Assim que chegamos no estúdio é feito mais 2 cópias no nosso servidor e outra cópia em um disco que fica em outro endereço, além do backup da nuvem que acontece todas as noites. Desta forma, mantemos estes 6 backups até a entrega e finalização do trabalho.


16. Não levo jeito para fotos e acredito que não sou fotogênico. Isso é um problema?


R: De forma alguma. Para ser bem sincero, qualquer pessoa que não trabalha com isso (como modelo) acredita que não leva jeito algum para fotos e costuma não se gostar. Eu acredito que essa é uma obrigação do fotógrafo e não do cliente e por isso sempre teremos técnicas para extrair o melhor de cada pessoa, independentemente de ser alguém mais tímido ou totalmente extrovertido. Pessoas são diferentes e buscamos sempre explorar isso a nosso favor.


17. Posso dar sugestões de poses?


R: Claro! O seu dia é SEU. Quando fizermos nossas reuniões você pode contar pra mim o que mais agrada vocês ou aquilo que não gostam. Isso é bem importante para que eu possa “adivinhar” o que vocês querem e executar, sem que vocês pensem nisso. Muitos casais se surpreendem quando veem as fotos e nos dizem “caramba, era exatamente isso que a gente queria”.


18. Vocês fazem Making of do casamento ou pré-casamento?


R: O making of é uma das partes de todo o processo que começa quando nos encontramos no dia do ensaio fotográfico. Seja no pré-wedding ou na cerimônia, sempre produzimos imagens que vão compor esse material final, normalmente feito por uma das pessoas da equipe.