Imagem capa - Corte, decote e cauda: qual seu vestido de noiva ideal? por Lucas Lermen Fotografia
Para Noivas

Corte, decote e cauda: qual seu vestido de noiva ideal?

Senhoras e senhores. O post de hoje é feito para as noivas! Sim, um post todinho para falarmos de um dos itens mais importante da cerimônia de casamento: o vestido!



Todas as outras roupas se tornam secundárias quando falamos de um evento desse tipo. Talvez, dos casamentos que você já participou, não lembra da roupa do noivo, das madrinhas ou do pajem, mas com certeza o vestido da noiva marcou sua memória ou pelo menos quando tenta trazer esses pensamentos à tona, eles são acompanhados de um suspiro, um sorriso de canto de boca ou até mesmo um: “ela estava maravilhosa!”.


Isso explica o motivo de toda a atenção que esse assunto merece. Para todos os envolvidos. 

E principalmente no que diz respeito a estrela desse show: a NOIVA!


Como saber qual é o vestido ideal para cada tipo de noiva?

E mais, como o vestido certo vai deixar suas fotos de casamento incríveis?


“Lá vem a noiva”: disse alguém em bom tom ou uma plaquinha, geralmente nas mãos de uma criança adorável e tímida.


Aquele momento em que todos se levantam para receber a noiva esplêndida em seu vestido, desfilando até chegar ao noivo. Por todos esses anos na minha carreira, vi essa cena se repetir.


A expressão do noivo ao ver aquela mulher dos seus sonhos vindo em sua direção é algo que nem sei como explicar, mas já registrei em fotos muitas vezes. O mais perto que consigo definir é deslumbramento!


O que muitos não sabem é que ali está uma noiva que passou por uma jornada, para não dizer saga até encontrar o sonho e tornar ele real. Normalmente as noivas sempre têm muitas tarefas a fazer e escolher o seu vestido, pode ser uma coisa não muito simples de resolver.


Até porque, eu percebo que algumas mulheres sonharam com isso desde sempre, quando ainda eram garotinhas já pensavam em como seria o seu vestido de noiva.


E eu não tenho a pretensão de esgotar as opções, mas posso contribuir com o pouco que sei e entendo desse universo das noivas e seus casamentos. Quem sabe com essas informações você tenha mais clareza sobre suas preferências.


Por onde começar?

Defina uma categoria de escolha.


Você pode escolher seu vestido pelo preço, pelo modelo, pelo seu tipo de corpo ou outra categoria que desejar, assim os primeiros passos em direção ao seu “vestido dos sonhos” serão mais fáceis.


Quando começar a busca pelo modelo ideal, tenha em mente quais critérios são imprescindíveis e quais você estaria aberta a negociar. Alguém já disse que o equilíbrio é a base de tudo e você vai precisar dele quando estiver olhando ou experimentando o 50º vestido.


Nessa conta você pode colocar a data do casamento, já que alguns vestidos são ideias para o verão, outros para o inverno e assim sucessivamente. Também pense nos detalhes que já decidiu sobre a decoração, como cores, flores e outros itens que vão compor o local da cerimônia.


Eu acredito que a escolha pelo modelo reduz o universo de possibilidades aos vestidos que – de acordo com o tipo – assentam melhor no seu tipo de corpo.


Os vestidos geralmente são desenhados sob três aspectos: corte, cauda e decote. O acessório que completa o look é o véu. Todas essas características têm muitas opções conhecidas e é sobre elas que eu vou falar um pouco:


1. Vestido de noiva: o corte


a. Princesa

Acredito que a maioria das noivas viveu um amor à primeira vista com esse corte. Ele é o que mais lembra as histórias de princesas e os contos de fadas. Sua principal característica é o volume na saia e a cintura muito bem definida. É um corte que se adapta a todos os tipos de corpo e fica lindo em modelos curtos ou longos.


b. Reto ou Tubo

Se você quer alongar a silhueta não existe modelo melhor. O corte reto tem a vantagem de ficar colado ao corpo e por ser mais justinho disfarça as formas do corpo. Então é uma boa pedida para quadris largos por acompanhar todo o corpo da noiva.


c. Império

A principal característica desse modelo é o corte mais ajustado no busto, bem demarcado com uma saia com pouco volume é opção ideal para alongar a silhueta. Se a noiva estiver grávida, essa pode ser uma possibilidade bem interessante, já que o vestido dá destaque ao busto e disfarça a cintura.


d. Sereia

Aquele modelo que pode ser delicado e sensual ao mesmo tempo. O vestido sereia realça a silhueta e os quadris e sua característica é ser bem ajustado até a altura do joelho e com a abertura do corte parecer uma sereia mesmo com babados até a barra. Pode ser usado em cerimônias à noite e por mulheres de todas as estaturas.


e. Evasê

Também conhecido como corte “A”, é um modelo democrático e versátil por se adaptar aos diversos tipos de silhuetas. O vestido evasê começa a alargar na altura do quadril e isso faz dele, o preferido das noivas que desejam disfarçar o quadril avantajado. Ele alonga e afina ajudando a criar um visual equilibrado.


2. Vestido de noiva: a cauda


a. Sweep, vassoura ou escova

É a cauda com menor comprimento de todas (40cm), mas a melhor opção se a noiva busca conforto e mobilidade. Por ser discreta combina com diversos cortes e pode ser usada em qualquer estilo de casamento.


b. Corte

A cauda corte começa a partir da cintura e se parece bastante com a cauda vassoura. O comprimento pode ser de 80cm e ela se adapta aos vários tipos de cerimônias.


c. Painel ou saia/cauda

Esse é o modelo de cauda mais versátil. Fica preso às costas do vestido e pode ser destacável. O que é uma vantagem para o look da noiva ser transformado entre a cerimônia e a festa.


d. Watteau (“uatô”)

Se parece bastante com uma capa e fica presa aos ombros do vestido com o mesmo comprimento dele ou maior, dependendo da preferência da noiva. É uma cauda com mais glamour e pode harmonizar perfeitamente com vestidos de corte mais justo.


e. Capela

O  tipo de cauda usado por nossas avós, provavelmente. O comprimento de um metro e meio a partir da cintura, geralmente, compõe o look de vestidos princesa e por isso é uma preferência entre muitas noivas mais tradicionais.


f. Catedral

É o tipo de cauda mais formal e por isso se adapta em cerimônias de casamento bem tradicionais. As noivas ficam majestosas com a cauda Catedral, mas ela precisa ser testada antes, já que pode ser pesada e comprida (2m) interferir na mobilidade durante o casamento (a noiva pode precisar de ajuda para caminhar). Uma possibilidade é transformá-la em uma cauda removível. Isso garante a elegância nas fotos e a liberdade na festa.


g. Real

O nome já diz tudo. Essa é a causa das rainhas e princesas que já se casaram na história atual. Ela tem mais de três metros e você vai precisar de força e uma ajudinha para se locomover com ela. A cauda é a partir da cintura.


3. Vestido de noiva: o decote


a. Decote V

Ele é famoso entre as mulheres de todas as épocas. Uma opção ideal para quem gostaria de alongar a silhueta e tem um pouco menos de estatura e/ou ombros largos.


b. Decote U

Esse decote funciona bem em diversos tipos de corpo e por isso as noivas que desejam mostrar uma parte do colo, preferem usá-lo.


c. Decote illusion

O decote “ilusão” causa justamente essa sensação porque a parte de tecido cobre os seios e algum tecido com transparência finaliza o decote até o pescoço. Pode ser uma opção para noivas tradicionais, mas ao mesmo tempo românticas.


d. Decote coração

Ele remete à ideia de princesas e pode ser conhecido por esse nome. É a opção ideal para as noivas que tenham um busto avantajado e queiram disfarçar. Combina com o corte princesa.


e. Decote ombro a ombro

Esse decote mostra o colo da noiva e harmoniza muito bem com diversos cortes, se adaptando também aos diferentes estilos de cerimônias.


f. Tomara que caia

Um decote charmoso sem mangas ideal para as noivas com pouco busto que queiram realçar essa parte. Esse é um modelo firme e muito desejado entre as noivas.


g. Decote quadrado ou francês

Esse é outro coringa da lista. Fica bem em diversos tipos de noivas e pode deixar o look elegante.


Ufa!

Eu sei que são muitas opções, mas com uma dose de paciência e um checklist das suas preferências, essa com certeza vai ser uma das tarefas mais especiais da sua vida!


É importante também, provar todas as peças junto!

Vestido, cauda e o véu (se decidir por essa opção).


Se precisar, veja e reveja os modelos, avalie o seu biotipo e pense na composição já tendo em vista o resultado no dia da cerimônia e das FOTOS!


Tenho certeza que você vai ser uma noiva linda.

Quem sabe eu não estarei lá para fotografá-la?

E-book Dia de Noiva

Preencha abaixo para baixar o ebook e saber tudo que você precisa antes do seu dia perfeito