Imagem capa - Deu match! Descubra se eu sou o fotógrafo ideal para o seu casamento por Lucas Lermen Fotografia
Para Noivas

Deu match! Descubra se eu sou o fotógrafo ideal para o seu casamento

Tudo o que você não quer é ser uma figurinha repetida ou mais um na multidão quando o assunto é o SEU CASAMENTO. Para que essa não seja a sua realidade, hoje eu quero falar sobre dois mundos.


Todos os dias, muitas noivas me procuram para saber como é o meu trabalho e conversar sobre as possibilidades para seu GRANDE DIA. Eu sempre me preocupo em ouvir atentamente o que elas têm a me dizer e conhecê-las tanto quanto possível nesse primeiro contato.


Meu objetivo é apenas um: saber se somos compatíveis!


Criei até um teste para isso, que você pode realizar aqui.


Sim! Muitas pessoas se enganam ao pensar que o serviço fotográfico de um casamento é algo genérico e mercadológico. E nesse post vou te contar por que isso faz tanta diferença no resultado. Também quero compartilhar um pouco sobre como eu trabalho aqui no estúdio e já atendi mais de 400 clientes, que sempre falam sobre como se sentiram especiais no seu dia ESPECIAL!


Chame de autoral, criativa, inventiva ou o que for. Você vai saber reconhecer uma dessas quando a encontrar em algum álbum de fotos por aí, revistas, paredes e tantos outros lugares.


O que faz a fotografia ser única não é somente o fato de que aquelas pessoas na imagem são o DNA exclusivo que forma um ser humano. Muito mais do que isso, o fotógrafo é a chave para que isso se torne algo irreplicável.


Pensa comigo:


Quais são as coisas que fazem com que humanos sejam diferentes entre si?


Além de uma impressão digital que não se pode recriar, as pessoas têm em si a essência formada por uma vida inteira de experiências. Quanto mais vivem, mais se destacam do resto da multidão, por criarem esse “eu” tão fidedigno aos seus moldes que nem 7 bilhões de pessoas ao redor do mundo poderiam reproduzir.


“Que profundo isso Lucas, mas o que tem a ver comigo?”.


Tudo! Quando vivo, todas as coisas que sei, que conheço, as pessoas que amo, os livros que leio e os filmes que assisto se manifestam no meu jeito de ser, que consequentemente vai estar representado nas fotografias que eu faço. Uma parte bem significativa de mim, sempre vai estar nas suas fotos.


Eu percebo que apesar de não admitirem, as pessoas têm essas ideias sobre como deve ou não ser a fotografia das cerimônias de casamento, e me arrisco até em dizer que pensam no que PODE e NÃO PODE nessas fotos. Seja por uma forte influência ou conceitos pre-existentes, esse mapa está ali e vai direcionar você na hora de escolher o seu próprio fotógrafo.


Por isso que esse texto vai ser fundamental no planejamento do seu casório (e você pode me agradecer depois).


Quando converso com as pessoas sobre isso, eu gosto de falar que não há nada de errado em fazer aquela foto tradicional, que você também vai achar impressa e pendurada na parede do lar doce lar do casal. Temos possibilidades na beira do infinito quando o assunto é gosto, e [graças a Deus] cada um pode escolher o que achar que mais combina com seu momento. Aliás, a graça da fotografia (e da vida) é saber o equilíbrio entre o moderno e o tradicional, o criativo e o metódico, o ousado e o conservador.


Se você me conhece um pouquinho, sabe que eu falo muito sobre equilíbrio. Esse é o objetivo que tenho nos meus dias e que também afeta meu modo de fotografar.


Quando estou imerso na minha identidade e certo do impacto que isso gera ao meu redor, sou o mais único que posso ser para aquela circunstância. O que isso produz?


Um olhar analítico, mas sem ser crítico. Me abro para experimentar, tentar e arriscar.


Eu consigo nesse registro criar algo totalmente novo e inusitado, porque é naquele instante, com aquela noiva e nunca mais poderá ser repetido.


E num piscar de olhos, voltamos à realidade e às fotos que as noivas tanto sonham quando combinamos aquele cronograma dos registros que não podem faltar.


Entendeu um pouquinho do meu mundo?


Então, vou te dar 03 dicas se você quer identificar um fotógrafo autoral:


Avalie o trabalho dele: Um fotógrafo que preza pela fotografia única e sua identidade não consegue ficar muito tempo sem expressar isso em seus trabalhos e projetos.


Descubra quais são as referências dele: Saber quem são as pessoas, os artistas e outros fotógrafos que inspiram ele é muito importante para entender o que ele tem absorvido e como ele vai colocar isso em tudo o que fizer.


Converse com ele: Apesar de o produto de um fotógrafo serem as imagens, quando você conversar com ele, vai poder entender o que ele pensa e como ele pensa, além de fazer perguntas para desvendar a identidade fotográfica dele.


Sabe o que faz um fotógrafo ser autêntico no fim das contas e diferente de outros?


Ele gostar de quem é, de quem se tornou e do que pode fazer com suas fotografias. Se ele realmente descobriu o poder da imagem em comunicar verdades.


As variadas formas que descobriu de contar histórias de amor em cada projeto que participa sobre os casais que conhece.


Siga essas dicas e escolha o fotógrafo que mais se encaixa com o que você está procurando!


Até a próxima.