Imagem capa - Como evitar decepções ao receber suas fotos? por Lucas Lermen Fotografia
Para Noivas

Como evitar decepções ao receber suas fotos?

Não crie expectativas. Crie um cactos.


Com essa frase é que muitas noivas tentam diminuir a ansiedade quanto o assunto é o casamento.


Mas, eu, você e as noivas de todas as eras sabemos que expectativa e realidade são coisas muuuito diferentes, né? (e os memes de 2020 estão aí pra nos provar isso).


Só que quando falamos em casamento, falamos de diversas etapas do planejamento à cerimônia. E não tem como deixar de fora essa diferença entre o que esperamos das pessoas e serviços contratados com o que recebemos como resultado. Isso sem mencionar as centenas de pessoas envolvidas em cada passo desse processo.


Se por acaso você está nesse caminho. Junte-se a mim no post de hoje.


No momento em que escrevo esse texto, ainda não inventaram uma técnica eficiente de telepatia (e acredito que demore). Por isso, a forma comum e natural de fazer com que as outras pessoas saibam o que você quer, é (surpresa): falando!


Sim, você ainda precisa usar sua boca para comunicar seus desejos enquanto noiva. E quanto melhor executada essa tarefa, mais feliz você vai ficar no dia do seu casamento – com certeza. Eu posso te dar uma dica ou outra de como lidar com fornecedores ou negociar um benefício com o pessoal do buffet, mas no fim das contas é como você explica suas vontades que conta para que tudo saia perfeito.


E se no meio dessa confusão de tarefas você estiver [ou não] pensando nas fotos que vai ter do seu casamento, te convido a mergulhar no meu mundo: a fotografia.


Eu costumo dizer que pouca gente vai lembrar dos docinhos ou da playlist duvidosa do DJ, mas quando olharem as fotos daquele dia tão único vão poder reviver os momentos especiais.


Eternizar os amigos em um abraço, as madrinhas confabulando ou as crianças correndo pelo salão são coisas “pequenas” e invisíveis que acontecem no casamento e que serão descobertas por vocês quando olharem o álbum de fotos. Eu vou contar a história do seu grande dia de um jeito diferente do que vocês viveram sendo noivos.


A gente sabe que o dia do casamento (assim como todos os outros) não volta atrás, você, noiva, não vai conseguir reconstituir todas as cenas, personagens, cheiros e sons daquele dia, mas quando olharem o álbum... ah você já sabe!


Eu adoro uma foto impressa!


É muito legal compartilhar suas fotografias nas redes sociais, guardar com cuidado na nuvem e, por favor, continue fazendo isso. Masss! Folhear um álbum, ver um quadro ou ter uma caixa linda no meio dos livros na estante traz uma sensação totalmente diferente. Todos os nossos sentidos são despertados quando estamos vendo um álbum de fotos.


Acredite, os sentimentos bons que isso desperta na gente é até difícil de explicar.


E por que motivo, razão ou circunstância estou compartilhando isso?


Para que você escolha corretamente seu fotógrafo.


Antes do álbum e até mesmo dos arquivos digitais das fotos, existe um ser chamado fotógrafo que com uma câmera na mão e muita criatividade na cabeça vai registrar seus momentos mais deliciosos da vida. E o casamento está nessa lista de “um marco” na vida de alguém. Por isso você precisa entender o processo que faz parte de tudo isso para evitar uma decepção, frustração ou dor de cabeça na hora de receber suas fotos!


Separei 03 características que eu acho que podem ajudar nessa hora crítica de pensar no seu escolhido:


Conhecer


Você só pode avaliar uma pessoa quando conhece ela, certo? De onde você conheceu esse profissional? Ele tem um site? Você já viu noivas e noivos falarem dele em algum lugar?


A pesquisa é extensa muitas vezes, mas te garanto que necessária e valiosa. Como ele se comporta no meio digital fala muito sobre quem ele é como fotógrafo, mas também pode te dar uma pista sobre o ser humano por trás das lentes.


Claro que a pessoa não é 100% o que você vê na internet, mas há grandes indícios ali da personalidade, estilo, princípios e formas de trabalho. Se for possível conhecer pessoalmente, MUITO MELHOR! É bem mais fácil conhecer alguém estando frente a frente, olho no olho, sabe?


Entender


Depois de conhecer esse ser maravilhoso chamado fotógrafo, você estará apto a entender o trabalho dele, saber de forma clara o que ele faz e porque o faz.


É nessa etapa que você vai se deparar com o estilo principal, a mensagem mais forte da fotografia dele. De forma prática, o que ele faz de melhor. Isso faz parte dessa identidade fotográfica tão única. E tem sempre um tipo de fotografia que o fotógrafo gosta mais de fazer e por isso faz tão bem... é o seu diferencial!


Analise diferentes trabalhos do mesmo fotógrafo pra ter essa compreensão de quem ele é como fotógrafo e do que pode fazer com uma câmera em mãos. Já que você está cogitando escolher essa pessoa para estar com você em alguns dos momentos mais importantes da sua vida.


É também aqui que você deve entender o todo. Lembra o que eu falei no início sobre expectativa e realidade? Então, você vai ter que verificar se a proposta dele combina com o que você tem em mente, encaixar valores no orçamento, descobrir possíveis datas e se no dia “D” ele vai transformar suas expectativas em uma realidade gostosa de lembrar no futuro.


Você tem que saber de que formas ele pode contar sua história de amor. E se elas agradam seus olhos.


Escolher


Depois de desenhar claramente dentro de você o que quer, descubra qual é o fotógrafo que tem mais chances de tornar real o seu desejo. Como eu disse, é impossível adivinhar as coisas que o futuro trará, mas com o checklist certo e personalizado pra você, essa tarefa fica muito mais fácil.


Se colocar num papel ou num bloco de notas no seu computar prós e contras, o que mais gostou e o que menos gostou, o que cabe no orçamento e o que não cabe, você vai ter uma visão geral de tudo e ter mais garantias, segurança na hora de fechar o contrato.


Por falar em contrato, saiba o que estará ou não incluído no seu. O fotógrafo tem a obrigação de deixar bem claro os deveres, responsabilidades e direitos de cada parte. Com isso em mãos, faça mais uma avaliação bem criteriosa. Leia as letras miúdas.


Confirme as informações


Repita mais de uma vez se for preciso, se o fotógrafo entendeu suas solicitações e se ele consegue fazer o que você pediu.


Eu falo disso, porque esse é o meu mundo, todos os dias. E para não se frustrar ali na frente, tome todas as precauções e saiba se o fotógrafo também tem esse cuidado com o trabalho dele. Se ele tem uma boa reputação, é fácil encontrar pessoas que façam referência do trabalho desse profissional.


Com tudo isso em mãos: escolha! De coração aberto para essa pessoa, que será tão importante.


E acredito, de coração, que depois de passar por esses passos, você diminui e até mesmo evita a decepção quando receber suas fotos dessa fase e desses momentos tão especiais.


Um abraço, até a próxima!