Imagem capa - Não caia na armadilha do fotógrafo popstar por Lucas Lermen Fotografia
Para Noivas

Não caia na armadilha do fotógrafo popstar

Eu vou te fazer uma pergunta e quero que você responda com toda a sua sinceridade.


Quem é a pessoa mais importante do seu casamento?


Se você ficou em dúvida, esse post é pra você!


Se você já sabe a resposta esse post também é pra você.



Noivas de todo o Brasil (e do mundo), escolher a fotografia de casamento me permitiu viver muitas experiências quando o assunto é essa união de duas pessoas que chamamos de matrimônio. O que me incentiva a compartilhar com vocês o que funciona e o que não dá certo “baseados em fatos reais”.


Claro que é o meu ponto de vista, e aí fora existem 27328829302903 visões diferentes sobre o mesmo tópico.


Dito isto, me sinto mais à vontade de falar pra vocês sobre os bastidores do fantástico mundo da fotografia (e como isso vai afetar sua escolha por um fotógrafo ou outro).


Vou começar respondendo à pergunta que eu fiz no início desse post.


VOCÊ é a pessoa mais importante do seu casamento e juntamente com o seu noivo devem ser as estrelas daquele grande dia! Tudo o que acontecer – antes, durante e depois – deve obrigatoriamente, ter a ver com vocês, sua história e o seu AMOR.


Por isso, a preparação do casamento tem toda a sua atenção – noiva. É você que vai cuidar de cada detalhe e supervisionar a execução das tarefas e ainda as pessoas contratadas. Além do buffet, do DJ e da ilha de bebidas, você vai contratar um fotógrafo (olha eu aqui) para registrar todos os momentos mais incríveis desse dia tão especial pra você!


E algo que não pode faltar entre você e seu fotógrafo escolhido é: conexão! Vocês vão passar muitos momentos juntos e por anos você vai lembrar dele toda vez que olhar seu álbum de fotos! E pelo bem das suas bodas de algodão é bom que o sentimento em você causado ao olhar as fotos seja de contentamento e não desapontamento.



Já falei algumas vezes no que eu acredito que é necessário para que essa sinergia aconteça entre noivos e fotógrafo. Nesse instante você se pergunta quem está em alta, o que o Facebook está mostrando nas notificações e que conta do Instagram tem a maior quantidade de seguidores. Tudo isso é válido como pesquisa, vá em frente. Mas, nenhuma informação é melhor do que saber qual o nome mais falado na boca das noivas perto de você.


A indicação continua sendo a forma mais poderosa de marketing e é com o boca-a-boca que você vai ter a confirmação de fazer uma escolha acertada do profissional de todas as suas fotos para a posteridade. (e também descobrir o babado que aconteceu no casamento da Alice e porque o Pedro não foi mais convidado para outros eventos).


Por isso minha maior dica sempre é: siga o seu coração.


Busque o equilíbrio entre a técnica fotográfica, a fama do fotógrafo e o elo entre vocês.


Porque talvez você não saiba que não adianta nada (ou adianta muito pouco) ter uma coisa e não ter a outra. Está tudo ligado e esse todo tem que funcionar bem.


O cara deve ter uma foto que te agrade, ser em algum nível conhecido (para, inclusive, você chegar até ele) e tem que ser agradável de estar perto, ter um bom papo.


Com essas 3 premissas você já consegue fazer algumas avaliações e chegar à conclusões básicas.


Agora... se o seu critério de escolha for apenas a fama do fotógrafo ou seu estilo Popstar, pode haver surpresas no caminho.E já que você está aqui e lendo esse post, quero te dizer 03 coisas que eu acho essenciais para que você não escolha um fotógrafo da modinha que pode fazer seu dia especial não ser tão especial assim:


O ser humano, humano:


O lado humano é essencial, não basta ter fotos perfeitas e ser uma pessoa intragável.


As pessoas criam estereótipos dos outros vendo apenas alguns vídeos ou fotos nas redes sociais, mas você mesmo sabe que sua conta no Instagram não reflete 100% de quem você é. Então nada mais natural que isso aconteça também com o fotógrafo. Ele pode mostrar o que quiser, mas você vai ter que usar sua intuição para saber se ele é tão legal quanto todo mundo diz.


E vale avaliar alguns pontos como: de que forma ele trata as pessoas que trabalham com ele, como ele se comporta nos casamentos e o que é importante pra ele – se são coisas superficiais ou princípios de vida.


Isso não se restringe somente à fotografia. Todos os dias encontramos pessoas que pensamos ser incríveis, mas não dão “bom dia” para o porteiro. Claro que temos outros fatores envolvidos nisso, como a personalidade, o ambiente e até o humor do dia, mas essas pessoas – na maior parte do tempo – devem ser boas, educadas e agradáveis de estar perto. Observe bastante o fotógrafo que está pensando em escolher!


Atendimento e Pós-vendas:


Alguém já disse que as pessoas se apaixonam pelos detalhes e desapaixonam pelo mesmo motivo. Com o atendimento eu acredito que também é assim. Quando você recebe respeito, atenção e uma proposta clara é muito mais fácil ter uma boa impressão do profissional com quem está falando. Aliás, é impossível causar uma boa primeira impressão num segundo encontro.


Uma coisa que eu tenho visto cada vez mais é que não só devemos tratar o cliente como nós gostaríamos de ser tratados, mas sim como ELE mesmo desejaria ser tratado. Porque no fim das contas, é ele quem importa, não é?


Então, um fotógrafo que esteja na sua lista de opções para suas fotos de casamento ou pré wedding deve ter um atendimento de qualidade para conquistar seu coração.


*O pós-vendas é tão ou mais importante que o atendimento. O que o fotógrafo oferece depois do dia da festa? Como vai ser a relação de vocês quando os meses passarem? Se ele ainda tem alguma coisa para entregar, como vai ser essa reunião?


E já sabe... analise todos esses pontos ANTES de tomar sua decisão, porque depois não adianta chorar sobre o leite derramado.


Fotógrafo Estrela:


O fotógrafo profissional de casamentos tem apenas uma missão: fazer os noivos se sobressaírem nas fotos do casamento deles no meio de tudo o que estiver acontecendo naquela dia ou noite durante a cerimônia e a festa. Ele não pode DE MANEIRA NENHUMA aparecer mais do que vocês: casal.


Se possível ele tem que vestir o “manto da invisibilidade” para que ninguém perceba sua presença por ali. Isso é o que se espera de um fotógrafo que sabe bem o que está fazendo. Se não for assim, vocês correm um grande risco de ter fotos inadequadas ou muito engessadas.


Um fotógrafo que quer chamar a atenção para si, vai, com certeza, atrapalhar o seu grande dia e roubar o brilho desse evento e isso acontece mais do que você imagina. Por isso tenha cuidado quando pensar em fama e glamour para suas fotos.


Espero que esse conteúdo tenha ajudado a esclarecer alguns pontos sobre a escolha do seu fotógrafo.


Tenha em mente que antes de ele ser um profissional, ele é uma pessoa de carne e osso.


Avalie todos os critérios que definiu previamente sobre ele e tome a decisão com embasamento e informações!


Quer saber a minha forma de trabalhar, leia esse conteúdo sobre o que as noivas precisam saber: 18 perguntas que as noivas fazem ao Lucas Lermen.


Até a próxima.